PRÓXIMOS EVENTOS
PRÓXIMOS EVENTOS
Workshops de verão 2025
-
Xavi Denia - O retrato a carvão
30 de JUNHO a 4 de JULHO
-
Sam Clayden - O retrato utilizando a paleta Zorn
7 de JULHO - 11 de JULHO
-
Thomas Lapine - Do grafite ao grisaille, a figura
14 de JULHO - 18 de JULHO
-
Tony Valadés Parra - O retrato de Alla Prima e mais além
21 de JULHO - 25 de JULHO
Xavi Denia: O Retrato a Carvão
Neste workshop de 5 dias, os alunos aprenderão o processo passo a passo de como fazer um retrato realista usando carvão e giz em papel tonificado. Todos os dias, Xavi estará a trabalhar ao lado dos alunos, demonstrando cada dia do processo e dando instruções individuais. Trabalhando a partir da vida, os alunos aprenderão primeiro a sintetizar a cabeça nos seus planos construtivos no que diz respeito à anatomia subjacente do crânio e às suas proporções. Os alunos aprenderão a interpretar a queda de luz numa gama de valores adequada, a fim de dar forma e criar a ilusão de tridimensionalidade.

Sam Clayden: O retrato usando a paleta Zorn
Neste workshop de retrato de cinco dias, Sam guiará os alunos na aprendizagem do esboço do retrato, diretamente com tinta, utilizando uma abordagem monocromática conhecida como "imprimatura". O foco será a criação de um desenho de valor simples, usando proporção, simplificação de formas, luz e sombra. Em seguida, os alunos aprenderão a misturar a paleta básica, zorn, em tons de pele, a fim de criar um retrato "alla prima" de um dia. A mecânica da luz e da forma será explorada, tanto visualmente como concetualmente. A partir destes exercícios básicos, os alunos progredirão para um retrato mais complexo, com um maior enfoque no design de composição, desenho sólido e harmonia de cores.

Thomas Lapine: A figura: do grafite ao grisaille
Ao longo deste workshop de cinco dias, os alunos aprenderão a desenhar a figura a partir da vida, com ênfase na proporção e no gesto corretos e na compreensão das estruturas básicas subjacentes da anatomia. O foco será na pose longa, levando o desenho desde o esboço inicial até uma figura completa com qualidades tridimensionais. Os alunos começarão com a base de um sólido "block-in" em grafite. Em seguida, passarão a interpretar a queda de luz numa gama de valores coesa para dar forma à figura. Nesta fase, os alunos podem optar por continuar a trabalhar com grafite para dar forma ou aprender a criar uma pintura a grisaille. As gamas de valores serão exploradas utilizando uma paleta limitada de branco titânio, umber cru e preto marfim. Todos os dias, Thomas guiará os artistas com demonstrações diárias e críticas pessoais aprofundadas ao longo de cada fase do processo - desde a compreensão das proporções, visual e esquematicamente, até ao trabalho com materiais, manuseamento da tinta, pinceladas e bordos. São bem-vindos alunos principiantes e avançados e a instrução é personalizada de acordo com o nível de competência de cada indivíduo.

Tony Valadés Parra - O retrato de Alla Prima e mais além
Neste workshop de retrato de cinco dias, Tony demonstrará o seu processo pessoal de "esculpir com tinta". Começando com um simples esboço, os alunos irão depois progredir para a mistura de cores com uma paleta completa, utilizando uma vasta gama de cores que Tony utiliza pessoalmente, e aprenderão a criar formas com valor e cor.
A atenção centrar-se-á especialmente no design, na harmonia das cores e na forma como a qualidade da pincelada e os bordos influenciam a forma. Ao longo destes cinco dias, Tony demonstrará a sua abordagem pessoal para alcançar o objetivo do dia. Os participantes receberão diariamente orientação individual e feedback sobre os seus progressos. Este workshop destina-se a todos os interessados em pintura a óleo, especialmente a figura humana e o retrato.

Patrick Byrnes - Desenho de retrato em três lápis de cor
Neste workshop de três dias, os artistas criarão um desenho de retrato a partir de um modelo ao vivo, utilizando a técnica dos "trois crayons": meios secos vermelho, preto e branco sobre papel. Remontando à Renascença e mantendo a sua popularidade nos dias de hoje, os "trois crayons" têm sido explorados com grande mestria por artistas como Parmigianino, Rubens, Boucher, Watteau e, mais recentemente, Anthony Ryder e Robert Liberace. Normalmente, o preto é utilizado para as linhas de construção, sombras e tons frios, o vermelho para os tons quentes e o branco para os pontos altos. A instrução incluirá uma demonstração abrangente do início ao fim, bem como críticas pessoais aprofundadas com um foco particular no cultivo de um processo organizado e racional. Dois passos distintos serão enfatizados ao longo do curso: a construção de um bloco linear preciso e, em seguida, a interpretação de valores, matizes e cromas para criar efetivamente um sentido de forma escultural e um forte ponto de vista estético. A anatomia craniana, a teoria da cor, os materiais, a qualidade da linha, a resolução/abreviação, os bordos e a física da luz também serão discutidos ao longo do curso. Artistas iniciantes e avançados são bem-vindos; a instrução será personalizada para todos os níveis de experiência.