-
Curso de Desenho Académico: Módulo de Bargue
Um dos fundamentos da aprendizagem de como desenhar na abordagem académica, são os exercícios "Bargue." Estas litografias, criadas pelo artista e professor Charles Bargue do século XIX, estiveram no centro dos programas da Academia Europeia de Belas Artes durante o final do século XIX e início do século XX. Artistas como Picasso, Van Gogh e John Singer Sargent aprenderam a desenhar a partir das litografias Bargue.
-
O Legado
A observação atenta da vida está no cerne da arte clássica. Inspirados na escultura greco-romana, os desenhos de Bargue preservam esta tradição. Assim, quando um estudante pratica os desenhos de Bargue, está a aprender com gerações de artistas que já vieram antes. Ao estudar Bargue, está-se a preservar o legado da tradição clássica.
-
Treine os seus olhos
Os exercícios de Bargue são uma excelente forma de treinar o olho. Com uma prática consistente, os alunos aprendem a compreender a estrutura, medir proporções e compreender valores para criar forma . Estas são competências transferíveis essenciais para aprender a desenhar a figura a partir da vida.
-
O que dizem os peritos...
“O estudo cuidadoso e a prática consistente de copiar os exercícios Bargue tem me proporcionado um maior conhecimento do estudo do desenho figurativo. Tenho aprendido como medir, ver e procurar os contornos gerais, para que, graças a Deus, o que antes me parecia totalmente impossível está gradualmente a tornar-se possível. Agora não me sinto tão desamparado perante a natureza como me sentia originalmente.”
Vincent Van Gogh escrevendo ao seu irmão Theo
-
O que se aprende:
O "Block-in" :
- Como simplificar objectos com linhas rectas e determinar proporções.
- Como trabalhar do geral para o específico.
Criar forma
- Como simplificar um objecto em formas de luz e sombra.
- Como descrever os planos de um sujeito usando o valor correcto.
- Como recriar a queda da luz ou "virar" forma usando uma escala de valores, da sombra à luz, para criar um maior grau de realismo.
-
O método "Sight-Size" ou "Comparação Direta"
A abordagem Sight-Size ajuda o aluno a medir o objecto que está a desenhar, e reproduzi-lo com precisão na superfície do desenho, ou seja, a placa Bargue, terá exactamente o mesmo tamanho que o desenho do aluno.
Ao colocar o objecto e a superfície do desenho lado a lado, os estudantes podem rapidamente fechar o olho entre o objecto e o desenho, e desenvolver a sua capacidade de ver correctamente a linha, a proporção e o valor.
As competências aprendidas através de exercícios de Bargue podem então ser transferidas para desenhar a figura a partir da vida.
Próximo
Próximo